Cirurgia Plástica e Estética

Como me preparar para uma lipoaspiração?

Publicado por Bethânia Lima on 25/mar/2016 0:30:00

lipoaspiracao-preparar.jpg

O Brasil é o segundo maior país que procura a cirurgia plástica para solucionar questões de estética em pacientes de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Dentre os diversos tipos de procedimentos disponíveis para tratar condições estéticas específicas, a lipoaspiração é a técnica mais procurada por brasileiros, sendo, portanto, uma boa opção para quem quer contar com bons resultados.

Mesmo sendo considerada uma técnica cirúrgica tradicional e, portanto, de conhecimento da grande maioria dos cirurgiões plásticos do país, é preciso muito cuidado e atenção para realizar a lipoaspiração. Além de contar com um profissional de qualidade e renomado nesse campo da cirurgia estética, alguns preparos são essenciais no o período pré cirúrgico. Confira abaixo algumas orientações para se preparar para realizar uma lipoaspiração.

Controle seu peso

Ao contrário do que muitos pacientes pensam, a lipoaspiração não tem como objetivo ajudar o paciente a perder peso ou emagrecer mais rapidamente. Essa técnica serve somente para remover alguns excessos de gordura corporal acumulada em determinadas partes do corpo, modelando o visual de acordo com o desejo do paciente e das características físicas do meio.

Por isso, se você se encontra muito acima do peso, antes de fazer a lipoaspiração, pode ser importante realizar uma dieta equilibrada, associada à prática de exercícios físicos, para perder alguns quilos extras antes de remover o excesso de gordura localizada.

Faça uma avaliação médica e todos os exames necessários

Você jamais deve enfrentar uma mesa cirúrgica sem antes fazer uma avaliação médica completa e acompanhada de todos os exames considerados necessários para conhecer o seu perfil clínico. Essa avaliação médica pré cirúrgica é indispensável para conhecer os possíveis riscos cirúrgicos do procedimento (que sempre existem, por menor que sejam, já que a lipoaspiração é uma técnica invasiva), as possibilidades de resultados que serão obtidos e, principalmente, para que o profissional entenda seu objetivo ao escolher realizar a lipoaspiração.

Tire o tabagismo da sua vida

Você já deve ter ouvido falar da relação entre a lipoaspiração e o tabagismo. Pacientes que são fumantes ocasionais ou crônicos apresentam risco mais elevado de complicações durante o procedimento de lipoaspiração, por terem uma facilidade maior em formar coágulos de sangue, que podem causar embolias e outros quadros clínicos de obstrução da circulação.

Por esse motivo, se você tem o hábito de fumar, mesmo que em frequências muito pequenas, corte essa prática da sua vida imediatamente, para minimizar os riscos relacionados com a junção do tabagismo com a lipoaspiração. 

Compre todos os materiais e medicamentos que você poderá precisar no pós cirúrgico

Logo após a realização da lipoaspiração é natural que você tenha que passar um tempo em casa, em completo repouso, para conseguir se recuperar por completo dos procedimentos estéticos. Por isso, para evitar ter que sair para comprar um medicamento ou gaze que está faltando na sua casa, faça um pré estoque de possíveis itens que você vai precisar ter nesses dias de repouso. Se necessário, conte com a ajuda do seu médico para organizar essa lista.

Além dos cuidados citados acima, lembre-se também de seguir todas as orientações do seu médico - seja com relação a hábitos de vida, quanto ao uso de medicamentos - para poder garantir os bons resultados da lipoaspiração. Você já está se preparando para realizar esse procedimento? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

cta-4.png

Topics: Dicas, Lipoaspiração