Cirurgia Plástica e Estética

Detalhes sobre a Rinoplastia

Publicado por Tatiane Ribeiro on 16/mar/2017 16:59:00

O ser humano busca constante melhoria em tudo, desde o intelecto, personalidade, passando pela beleza, saúde e bem-estar.

Isso se comprova quando observados o aumento da procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

Não somente no segmento da beleza, mas no segmento do bem-estar também há uma busca contínua que passa por alimentos naturais, exercícios físicos, entre outros. Ou seja, o ser humano busca a melhor versão de si mesmo.

Na busca incessante pela melhoria e pelo bem-estar, muitas pessoas recorrem às cirurgias plásticas para pequenas correções e até mesmo grandes mudanças.

Autoestima elevada, satisfação ao se olhar no espelho e alegria são apenas alguns dos benefícios.

Em se tratando de Rinoplastia, o primeiro pensamento é o desejo de ter maior simetria e corrigir o contorno facial. Ela está entre as cirurgias mais procuradas não somente por mulheres, mas por homens também! E pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória.

 

Indicação

Indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz, a Rinoplastia visa a correção estética para quem tem desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.

o-essencial-reencontro-consigo-mesmo.html.jpg

Diminuir ou aumentar o nariz, afinar as asas nasais, dar projeção à ponta e até diminuir a giba óssea, que é o "osso" ou "calo" do nariz são algumas das diversas possibilidades que o paciente pode ter ao optar por uma Rinoplastia.

Podendo ser feita depois do estirão da puberdade, a Rinoplastia pode ser indicada em alguns casos para resolver problemas de saúde.

Alguns desses problemas são a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais e a conhecida carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. Nesses casos a Rinoplastia entra não somente como uma cirurgia para fins estéticos, mas para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

 

A Escolha perfeita

Muitas pessoas pensam que podem ficar com o nariz igual ao daquela celebridade que tanto admiram.

E com essa certeza vão até o consultório com fotos e vídeos, mostrando ao cirurgião como elas querem ficar.

woman-2099465_1920.jpg

Porém, o que elas não sabem é que não é possível escolher o nariz que se deseja!

E isso se dá em função da genética própria de cada paciente. Sendo possível apenas corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, de acordo é claro com o contorno do rosto.

 

Anestesia

A anestesia para realização da Rinoplastia é local com sedação ou geral.

 

Tempo de internação

O tempo estimado de internação para a realização do procedimento geralmente é de 24 horas.

 

Pós-operatório

Após a realização da Rinoplastia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.

rinoplastia-como-funciona-2.jpg

Durante esse período, edemas como inchaço e esquimose (roxidão) são comuns e regridem em sua maior parte em até 21 dias.

Ainda durante esse período, a respiração fica dificultada por causa da presença de inchaço dentro do nariz, mas melhora com o uso de descongestionantes nasais que serão indicados pelo médico.

A alimentação deve ser não muito quente pois, como a região estará dolorida e inflamada e o calor pode levar a sangramentos.

Um edema residual persiste ao menos por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.

É importante lembrar que, qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da Rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.

Outro cuidado importante é evitar calor como o do Sol, banhos e ambientes muito quentes, pois o calor leva ao aumento do inchaço.

 

Repouso

Exercícios sem contato físico são indicados somente após um mês da cirurgia. Exercícios com contato físico depois de no mínimo 2 meses.

 

Dor

Normalmente o pós-operatório é sem dor. Mas quando ela aparece é solucionada com uso de analgésicos habituais.

 

Cicatrizes

As cicatrizes da Rinoplastia são praticamente imperceptíveis, devido as incisões serem pequenas e em locais de pouca exposição.

 

Protetor solar

Após a Rinoplastia é recomendado o uso rigoroso de protetor solar, evitando o aparecimento de manchas, principalmente se houver cicatrizes visíveis.

 

Sangramento

Poderá haver sangramento através do nariz, principalmente nos primeiros dois dias posteriores à cirurgia e se esta for associada à correção do septo nasal.

 

Posição ao dormir

Nos 7 dias primeiros é recomendado manter a cabeça elevada durante o sono. Por isso é necessária a ajuda de travesseiros durante o sono.

Por 45 dias também deve ser evitado dormir de lado e de bruços, evitando que o nariz se choque contra o travesseiro, o que pode ocasionar dor e inflamação.

Complicações

As complicações da Rinoplastia são muito raras. Entre elas está o sangramento pós-operatório e hematoma, que são normais. Assim como a obstrução nasal.

 

Resultado definitivo

O resultado definitivo da Rinoplastia é a parte mais aguardada de todo o procedimento e este geralmente é alcançado entre 6 meses e 1 ano. Porém, já é possível visualizar grandes mudanças a partir de um mês.

 15_Nariz-rinoplastia-.jpg

 

O objetivo principal de todo tipo de cirurgia plástica é o contorno harmônico e a aparência natural. Por isso a Rinoplastia deve ser realizada com um médico altamente qualificado para realiza-la.

Os riscos relacionados ao resultado são grandes e envolvem não somente a aparência física, mas a autoestima, o bem-estar e também a imagem da pessoa como um todo. Por isso deve-se atentar para a escolha do cirurgião.

Outra dica importante é buscar os resultados das cirurgias já realizadas por esse cirurgião e, se possível conversar com seus pacientes, buscar informações sobre a satisfação destas pessoas.

É importante também, buscar um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verificar o registro do mesmo junto a Instituição. Isso não somente fornece maior segurança ao paciente, mas também mostra o compromisso do cirurgião pela profissão.

Lembrando que somente um cirurgião com respeito pelo paciente e total compromisso de transformar vidas e realizar sonhos vai honrar essa missão e fazer o melhor sempre.

 

Topics: Rinoplastia, cirurgia de nariz