Cirurgia Plástica e Estética

Entenda o que é cicatriz hipertrófica e qual a diferença da queloide

Publicado por Administrador on 8/ago/2017 17:51:00

cicatriz

A cicatriz hipertrófica é muitas vezes confundida com a queloide porque possui uma aparência semelhante, porém não é tão intensa. Ambas aparecem em alto relevo, tem coloração avermelhada e, geralmente, coçam.

Esse tipo de cicatriz surge devido a uma alteração cutânea, uma proliferação de fibroblastos e uma produção excessiva de colágeno, que causa essa elevação da pele em relação ao restante do tecido. Mas, na maioria dos casos, a cicatriz hipertrófica regride sozinha com o tempo.

A principal diferença entre a cicatriz hipertrófica e o queloide é que a primeira, além de regredir sozinha com o tempo, fica restrita no local original da cicatriz. Já o quelóide não regride e costuma invadir a pele ao redor da cicatriz original, ficando maior e muitas vezes em formato de nódulos. Além disso, o queloide tem uma forte tendência genética e acomete mais comumente pacientes de pele grossa, negros e asiáticos.

 

Em quanto tempo a cicatriz hipertrófica costuma desaparecer?

Na maioria das vezes, a cicatriz hipertrófica surge cerca de 2 semanas após uma lesão ou um procedimento cirúrgico, podendo apresentar aumento de tamanho e coloração avermelhada nos primeiros meses.

Mas ela tende a regredir sozinha, ficando plana e com coloração mais próxima à da pele cerca de 6 a 16 meses após a cirurgia. Em alguns casos, podem ser aplicados cremes ou até injeções na área visando reduzir a produção ou acumulo do colágeno.

 

Há como prevenir esse tipo de cicatriz?

A cicatriz hipertrófica pode ocorrer em qualquer pessoa e não há como prever o seu surgimento, por isso se identificada qualquer alteração logo no início do processo de cicatrização é importante comunicar o médico para o correto acompanhamento e, se necessário, tratamento da cicatriz hipertrófica.

Para maiores informações, leia os artigos ou assista aos vídeos explicativos do Dr. André Colaneri, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

 Agende sua consulta  

Topics: Cirurgia plástica, Dicas