Cirurgia Plástica e Estética

Lipoabdominoplastia: tudo o que você precisa saber

Publicado por Thuane Kuchta on 17/set/2018 14:20:46

Continuando nossa série de posts sobre gordura localizada, vamos conhecer um pouco mais sobre uma das questões que atinge boa parte das pessoas: flacidez. Acompanhe e veja as principais dúvidas, sobre Lipoabdominoplastia, esclarecidas. Técnica esta, que é indicada para quem sofre com gordurinhas e pele flácida.

Primeiro, vamos entender por que essa gordurinha não quer ir embora?

lipoabdominoplastia-2

Popularmente conhecida como “pneuzinho”, a gordura localizada, normalmente, se acumula em regiões como barriga, costas, flancos e quadris. Ela serve como um depósito de energia “reserva” para o corpo humano.

Ou seja, tudo o que é ingerido acima do necessário se aloja em certas áreas do corpo e é usada para períodos de escassez.

A gordura localizada dá-se como consequência do alto consumo de gordura e carboidratos brancos. Tendo como suas principais causas:

  • Maus hábitos alimentares;
  • Sedentarismo;
  • Genética;
  • Tabaco.

E o que me causou a flacidez na barriga?

O envelhecimento é a principal causa para a flacidez. Com o passar do tempo perde-se fibras de colágeno e a elastina que sustentam a pele.

lipoabdominoplastia-1

Alguns outros fatores como longos períodos de exposição ao sol, o famoso efeito sanfona (engordar e emagrecer rapidamente em um curto período de tempo), fatores ligados a genética, problemas hormonais, má alimentação, tabagismo, gravidez, falta de exercício físico regular e grande perda de peso são também algumas de suas causas.

Como deve-se imaginar, a gordura localizada é persistente e difícil de ser eliminada. E assim como a flacidez, as duas necessitam de tratamentos mais específicos para alcançar o resultado esperado.

Como tratar o problema?

A Lipoabdominoplastia é a associação de dois procedimentos, a Lipoaspiração e a Abdominoplastia, sendo considerada uma cirurgia completa, uma vez que proporciona, em sua maioria, a remodelagem da silhueta por meio da eliminação de gordura localizada e pele excedente em graus moderados e intensos.

No entanto, a técnica possui indicação bastante específica, que requer uma análise detalhada do especialista em cirurgia plástica para realizá-la.

O que a Lipoabdominoplastia pode fazer por mim?

Se existe gordura na parede anterior do abdome e flacidez de pele e dos músculos abdominais, essa técnica pode te ajudar.

O umbigo antigo e “triste” é refeito por um novo tecnicamente mais bem posicionado. Além disso, o excesso de pele resultante após a Lipoaspiração é removido e produz uma cicatriz posicionada na região acima da púbis, de extensão variável conforme cada caso em particular.

lipoabdominoplastia

Outra coisa é a musculatura que também é reestruturada com uma plicatura, para dar um tônus mais adequado à parede abdominal anterior.

Ou seja, enquanto a Lipoaspiração irá retirar o excesso de gordura localizada, a Abdominoplastia que tem como objetivo remover a pele flácida da região do abdômen, tratará essa parte.

Abdominoplastia com Lipo: Quais as principais vantagens?

É preciso enfatizar que avalia-se cada caso de forma diferente, ou seja, não é porque sua amiga fez de um jeito, que seu corpo irá se adaptar ao modo de como foi feito o dela.

Já no que se refere aos benefícios que a Lipoabdominoplastia pode trazer, temos:

  • Contorno corporal mais definido;
  • Retirada de pele flácida na região abdominal;
  • Remoção das gorduras localizadas.

Portanto, a grande vantagem dessa associação é, sem dúvidas, o resultado mais harmônico.

Como é realizada?

A Lipoabdominoplastia é uma cirurgia que demora entre 3 a 5 horas e é necessário:

  • Fazer um corte na barriga em forma de semicírculo logo acima dos pelos pubianos até à linha do umbigo;
  • Costurar os músculos do abdômen e esticar a pele do abdômen superior até a região pubiana e costurá-la, definido o umbigo;
  • Aspirar a gordura da barriga que está em excesso.

Antes de iniciar a cirurgia, o médico tem de delinear com uma caneta as regiões com excesso de gordura para facilitar o procedimento.

Qual o período de internação?

Varia de acordo com a evolução pós-operatória, mas em geral o tempo de internação é de 24 horas.

Como é o Pós-operatório?

O paciente fica com um dreno abdominal por alguns dias e que será retirado conforme a orientação do seu médico, tendo como referencial o volume drenado diário. O dreno serve para drenar o líquido que se forma abaixo da pele, evitando que ele se acumule (seroma), facilitando assim a cicatrização e a recuperação mais rápida. Em lipos médias (até 3 litros) é comum a drenagem de um litro de secreção nas primeiras 24 horas.

Deve-se evitar esforços e se manter em uma postura curvada por até 15 dias, para evitar tensão na cicatriz. Exercícios físicos devem ser evitados por no mínimo 1,5 mês.

Deve-se usar uma cinta elástica por ao menos 1,5 mês, ou pelo período estipulado pelo médico. Também recomenda-se sessões de Drenagem Linfática neste período.

Esse pós-operatório da Lipoabdominoplastia é muito doloroso?

Não se costuma apresentar dor intensa, desde que tomadas as medicações analgésicas prescritas e respeitadas as orientações de repouso e movimentações. A dor pode ser mais evidente nos dois ou três primeiros dias, melhorando gradativamente dia a dia.

A cicatriz ficará muito evidente?

A cicatriz costuma ficar avermelhada por alguns meses, tendendo a clarear entre 6 meses a um ano, dependendo do tipo de pele e genética do paciente.

Quando verei o resultado definitivo?

lipoabdominoplastia-3

O resultado definitivo da Lipoabdominoplastia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz. Mas antes disso, já será possível ver uma boa melhora no que diz respeito ao excesso de gordura localizada e flacidez.

É verdade que a gordura retirada é facilmente recuperada?

Não. A Lipoaspiração retira células adiposas do corpo. Funcionando como se a paciente não tivesse aquelas células.

Logo, se a paciente fizer uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares, irá facilmente manter e até melhorar o resultado obtido, assim como se fizer uma dieta restritiva irá emagrecer ou se tiver uma dieta mais calórica irá engordar, não tendo a cirurgia nenhum efeito benéfico nem adverso neste sentido.

Autoestima e Cirurgia Plástica

lipoabdominoplastia-4

Toda cirurgia plástica estética, seja ela qual for, costuma contribuir para o aumento da autoestima, principalmente das pessoas que escolhem realizar esses procedimentos cirúrgicos por estarem insatisfeitas com seus corpos há anos e não conseguirem resultados com outras alternativas.

Mas sempre é preciso prevalecer o bom senso quanto às expectativas e procurar manter os resultados com hábitos de vida saudáveis.

Agende sua consulta

Se você sofre com flacidez e gordura localizada e gostaria de saber mais sobre a Lipoabdominoplastia, entre em contato.



Topics: Lipoaspiração ou abdominoplastia, lipoabdominoplastia, Lipoaspiração, Gordura Localizada, Flacidez