Cirurgia Plástica e Estética

A Lipoescultura pode ser a solução para os meus problemas?

Publicado por Bethânia Lima on 27/abr/2016 15:41:26

lipoescultura-6.jpg

Se você enfrenta, diariamente, uma batalha com aquelas gordurinhas extras localizadas em diferentes partes do seu corpo, então provavelmente já se deparou com o questionamento sobre fazer ou não uma lipoescultura. Nesse artigo vamos apresentar um pouco mais sobre a lipoescultura e discutir se essa realmente é a solução que você estava procurando para os seus problemas. Confira!

 

A lipoescultura é um procedimento estético desenvolvido com uma harmoniozo combinação das técnicas de lipoaspiração e da lipoenxertia, que é o enxerto de gordura do próprio corpo em outras regiões, para preenchimento. Seu objetivo vai muito além de simplesmente remover o excesso de gordura em determinadas partes do corpo, mas também moldar, preencher e até mesmo aumentar certas estruturas corporais.

 

Como é feita essa técnica?

A lipoescultura é realizada por um cirurgião plástico com experiência no procedimento e com conhecimento de ambas as técnicas que foram unificadas - a lipoaspiração e a lipoenxertia. Inicialmente são introduzidas cânulas da lipoaspiração na pele, com o paciente anestesiado, até que alcancem o tecido adiposo e comecem a remover a gordura localizada nessa região do corpo. O volume de tecido adiposo removido e o local onde essas cânulas poderão ser posicionadas, são decisões exclusivas do médico, que vai prezar sempre pelo bem estar do paciente.

Após a remoção da gordura corporal, a mesma é tratada para remover células que foram lesionadas durante o processo e o excesso de sangue e anestésico, para depois ser enxertada em outra parte do corpo, também escolhida pelo médico, com orientação do paciente sobre qual característica corporal dele desejaria melhorar. O enxerto é feito com a ajuda de seringas, logo após a lipoaspiração e com a mesma canula da lipoaspiração.

Todo o procedimento de lipoescultura dura aproximadamente meia hora a mais do que  a lipoaspiração (devido ao tempo de enxertia) e, se realizada com um profissional experiente e com registro no conselho de cirurgiões plásticos, apresenta baixíssimo risco de complicação.

 

Lipoaspirao-e-lipoescultura-2-1024x683.jpeg

 

Onde ela pode ser realizada?

A lipoescultura, como afirmamos anteriormente, é um procedimento que é feito em diferentes regiões do corpo, por isso não podemos dizer que existem partes específicas onde essa técnica pode ser aplicada. As técnicas de lipoaspiração podem ser realizadas em qualquer parte do corpo que apresente uma certa concentração de gordura localizada, enquanto o enxerto também pode ser aplicado em regiões prejudicadas esteticamente. As áreas mais comuns de enxerto de gordura são os glúteos, face e pernas.

 

Quais são as indicações de lipoescultura?

A indicação para a realização de uma lipoescultura é feita para pacientes que apresentam acúmulo de gordura em certa parte do corpo, e que precisam desenvolver, esteticamente, outra região com a ajuda do tecido adiposo tratado. É claro que esses pacientes precisam apresentar exames clínicos e de sangue normais, para serem aprovados para passar por um procedimento cirúrgico invasivo.

Para os pacientes que desejam emagrecer com a ajuda da lipoescultura, essa prática é desaconselhada, visto que as técnicas de lipoaspiração não devem remover mais do que 7% do peso corporal total - volume que é ideal para a retirada somente de pontos de gordura acumulada. Para emagrecer é preciso que esses pacientes recorram a tratamentos dietéticos e a orientação de profissionais da saúde que trabalham nesta área.

Interessante frisar que quando se lipoaspira os flancos (cantos da cintura) e se enxerta gordura nos glúteos, a curva do quadril é poncializada, dando maior efeito violão do que se feita apenas a lipo.

 

CTA_Pequeno.png

 

Quem não pode realizar a lipoescultura?

As contra-indicaçoes da lipoescultura são: infecção vigente, anemia, doenças graves (insuficiência cardíaca, renal, problemas crônicos e graves do pulmão, problemas de coagulação).

 cta.png

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a lipoescultura, acredita que é um candidato em potencial para a realização dessa técnica estética? Tire outras dúvidas conosco! Deixe um comentário sobre o assunto!

Topics: Dicas, Lipoescultura