Cirurgia Plástica e Estética

Conheça mais a Mentoplastia!

Publicado por Bethânia Lima on 10/mai/2016 17:01:55

mentoplastia-1.jpg

A insatisfação com o formato e o visual da face é um dos principais motivos que levam homens e mulheres, de diferentes faixas etárias e perfis, a procurar a orientação e procedimentos de um cirurgião plástico. Uma técnica não tão familiar, mas com efeitos satisfatórios para quem quer ficar livre de características genéticas do queixo, que não lhe satisfazem, é a Mentoplastia. Nesse artigo separamos as principais curiosidades e informações sobre esse procedimento cirúrgico que tem mudado a vida de muita gente. Confira!

 

O que é a Mentoplastia?

A Mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo, realizada para modificar o formato da região - zona também chamada de Mento. Essa técnica pode ser realizada tanto para aumentar, quanto para diminuir a região do queixo, deixando seu aspecto estético mais alinhado com as expectativas e desejos do paciente.

 

Quem pode realizar essa técnica?

Assim como qualquer outra cirurgia plastica, a Mentoplastia deve ser realizada por cirurgiões plásticos que tem especialização (especialistas pela sociedade brasileira de cirurgia plástica). Antes de se iniciar o procedimento cirúrgico o paciente passa por um pré acompanhamento com o profissional responsável pela técnica, para que ele possa compreender exatamente onde se encontra o problema estético da região do mento e o que precisará ser feito para devolver a harmonia àquela parte do rosto.

  

mentoplastia-03.jpg

 

Muitos pacientes aproveitam a realização da Mentoplastia para realizar também uma rinoplastia, para garantir um resultado mais harmônio e satisfatório ao terminar as alterações feitas na face. Essa realização em conjunto das duas técnicas pode, inclusive, ser uma sugestão do próprio profissional.

Como funciona esse procedimento cirúrgico?

A mentoplastia de aumento, ou seja, o aumento do queixo pode ser feito por colocação de uma prótese ou por avanço do osso do queixo (mento). A prótese de silicone ou porex (polietileno poroso) pode ser colocada com anestesia local e sedação. Já o avanço ósseo é feito com anestesia geral. Em ambos os casos o tempo cirúrgico geralmente é em torno de uma hora.

 

CTA_Pequeno.png

 

A mentoplastia de redução é feita com anestesia geral e demora mais do que a de aumento. Caso o paciente apresente gordura abaixo do queixo (papada), uma lipoaspiração do local pode ser associada, aumentando a cirurgia em torno de 40  minutos.

 

Existem cuidados pré e pós operatórios para realizar a Mentoplastia?

O preparo pré-operatório da Mentoplastia é a análise médica da região do rostosuas proporções e harmonia. Alguns pacientes podem ser orientados a fazer um tratamento ortodôntico antes da realização da técnica, caso apresente problemas de oclusão  (mordida), para melhorar o resultado final e a qualidade estética do rosto - mas essa não é uma regra.

 

 

 

A etapa pós-operatória demanda um cuidado maior do paciente que, além de realizar a ingestão correta da medicação orientada pelo médico para minimizar a dor e o desconforto após a cirurgia, também precisa respeitar o período de repouso e ter um pouquinho de paciência para ver os primeiros resultados após a saída do edema e das dormências em determinadas regiões do rosto.

O retorno ao trabalho de escritório geralmente pode ocorrer em 3 a 5 dias. Exercicios devem ser evitados por um mes e traumas no queixo por 2 meses. A dieta sem alimentos duros e muito quentes é recomendada por 21 dias. Um enxague bucal antisséptico deve ser usado por 14 dias.

 

Ficou curiosa para saber mais sobre a Mentoplastia e como ela pode te ajudar a melhorar a sua relação com seu rosto? Acesse nosso site e descubra mais!

Topics: Blog, Dicas, Mentoplastia, Cirurgia Facial