Cirurgia Plástica e Estética

O que é Ninfoplastia?

Publicado por Thuane Kuchta on 8/jan/2018 14:44:12

Muitas mulheres se sentem incomodadas com alguma característica da sua região íntima e acabam tendo muita falta de confiança - e até problemas em manter relações sexuais. Realizar a cirurgia íntima para mudar esse quadro ainda é uma decisão bastante difícil para algumas, já que o procedimento gera muitas dúvidas. Neste artigo falaremos sobre a mais buscada nas clinicas médicas nos últimos tempos: A Ninfoplastia.

Mesmo não sendo mais considerado um bicho de sete cabeças (nem deveria) esse tipo de cirurgia ainda carece de divulgação. Algumas pessoas sequer sabem que podem se beneficiar das mudanças que a cirurgia íntima trás. Abaixo, separamos as principais queixas que chegam em nosso consultório quando o assunto é esse. Entenda e veja se você se identifica com alguma delas.

Lembrando que a revolução do pensamento acerca do papel da mulher mostra que elas têm total autonomia sobre seu corpo e decisões. Optar por realizar a cirurgia deve ser uma decisão vinda de si mesma – nunca para agradar uma terceira pessoa.

Principais queixas femininas

ninfoplastia-cirurgia.jpg

Excesso de pele nos pequenos lábios vaginais: Entre as principais queixas das pacientes que procuram cirurgia íntima, a principal delas é o aumento ou excesso de pele dos pequenos lábios vaginais, ou seja, quando os pequenos lábios estão protruindo para além dos grandes lábios vaginais, ficando expostos como uma pele flácida.

Desconforto durante as relações sexuais: Isso acaba interferindo na vida íntima e nas relações sexuais, muitas vezes, gerando bastante desconforto para as pacientes.

Volume muito aumentado nas roupas: É comum a queixa do acumulo de um volume extra na roupa. A paciente pode se sentir desconfortável, ao colocar roupa de academia, biquíni ou uma calça mais justa. Então a retirada desse excesso de pele é principal causa de busca por uma cirurgia íntima.

Excesso de gordura no monte de vênus ou púbis: Outras causas são: as pacientes que tem um aumento do monte de vênus ou do púbis muito grande, com excesso de gordura, pode ser feita também a retirada dessa gordura.

Aumento dos grandes lábios vaginais: A outra queixa também é o aumento dos grandes lábios, ou seja, a paciente tem os grandes lábios muito grandes ou desproporcionais causando assim uma alteração estética na região íntima.

Entenda em que casos a Ninfoplastia é recomendada

No caso da Ninfoplastia, que é também chamada de Labioplastia, ela é realizada quando há um desconforto ou constrangimento devido ao tamanho dos pequenos lábios vaginais. Há alguns casos em que essa condição pode até causar machucados nas relações sexuais ou ao usar roupas apertadas ou ainda ocasionar candidíases de repetição.

Esse tipo de cirurgia íntima visa corrigir casos de hipertrofia dos pequenos lábios, ou seja, tratar mulheres que possuem um tamanho exagerado nessa região, o que causa baixa autoestima, vergonha em relação ao parceiro sexual, entre outros fatores.

É importante entender também que essa condição de pequenos lábios com tamanho exagerado é comum e afeta muitas mulheres e nos casos onde há um incômodo em relação a isso a Ninfoplastia é realizada, de modo a proporcionar aparência e tamanho mais harmônico da genitália.

Cicatrizes

Toda cirurgia em que é realizada uma ressecção, ou seja, redução de alguma estrutura, deixa cicatriz. Porém, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais fica pouco perceptível, devido à localização delas e do tipo de pele local.

Resultado

O resultado costuma agradar as pacientes, pois além de alterar a anatomia, retiram um grande peso psicológico, já que muitas não se trocam na frente de outras pessoas, não se sentem à vontade com o parceiro e até ficam desconfortáveis com biquíni. Retirado o excesso, ficam mais à vontade para se expor e aproveitar a vida sexual.

Perguntas frequentes e curiosidades à respeito da Ninfoplastia

ninfoplastia-perguntas.jpg

O pós operatório é muito doloroso?

O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso exceto nos casos de grande inchaço, sendo prescritos apenas analgésicos comuns

Como será a recuperação?

Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 21 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride em torno de 14 dias. A cirurgia realizada a laser costuma apresentar edema e roxidão menores, com recuperação mais rápida. A volta ao trabalho de escritório costuma ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

É uma cirurgia perigosa?

A ninfoplastia é uma cirurgia bastante simples, mas assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, também pode ocasionar complicações. Como infecções, sangramento e reações à anestesia.  

Quanto tempo demora a cirurgia e a internação?

Cerca de 40 minutos e a alta é no mesmo dia.

A realização de uma cirurgia como essa interfere na gestação ou no parto?

Nenhuma das cirurgias íntimas causa qualquer tipo de problema ou interfere em possíveis gestações ou no trabalho de parto.

É possível associar a outras cirurgias?

Sim, é possível associar tanto a outros procedimentos íntimos, como a outro tipo de cirurgia plástica, como uma abdominoplastia, prótese de mamas, lipoaspiração ou outras.

Como ficará a sensibilidade da região?

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente devido o inchaço, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Quando posso voltar a ter relações sexuais?

ninfoplastia-1.jpg

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo um mês. No entanto é fundamental que haja liberação do seu cirurgião plástico, que irá avaliar a completa cicatrização do local.

Como ficará a menstruação?

O ideal é que a mulher não menstrue logo após a cirurgia, o que pode dificultar as medidas do pós-operatório, como a colocação de compressas frias, por exemplo. Portanto, o período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação. Caso a mulher menstrue, a recomendação é que seja usado o absorvente interno, uma vez que o externo pode abafar e aquecer a região.

Quando poderei voltar a depilar a área?

Geralmente é possível voltar depilar a região genital em um mês depois da cirurgia.

Quanto ao uso de certas roupas após a cirurgia, há alguma restrição?

A mulher deverá usar calcinhas frouxas de algodão e roupas confortáveis que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa, o que ocorre cerca de 30 dias após a cirurgia.

Como será a higiene da região após o procedimento?

A higiene da região íntima deverá ser feita normalmente com água morna e sabonete neutro, não é necessário o uso de sabonetes específicos para a genitália da mulher tampouco o uso de substâncias antissépticas.

Quando poderei voltar à academia?

É possível retornar gradualmente aos exercícios físicos três semanas após a cirurgia. É indicado evitar exercícios que pressionem a região pressionada, como a bicicleta.

Quando poderei frequentar praia e piscinas?

Para ir à praia ou piscina após fazer uma cirurgia íntima, é fundamental que a região esteja adequadamente cicatrizada. Esse período pode variar de paciente para paciente.

Conclusão

ninfoplastia-img.jpg

A Ninfoplastia não é um procedimento complexo e não demanda muito tempo de recuperação. Os benefícios alcançados com essa mudança podem significar uma grande melhora na qualidade de vida das pacientes. Ainda ficou com alguma dúvida? Então agende uma consulta com um cirurgião plástico que possua experiência em cirurgias íntimas para uma conversa mais detalhada.

Vale ressaltar que, para garantir os melhores resultados para sua cirurgia íntima e minimizar quaisquer riscos ou complicações, é fundamental procurar por um Cirurgião Plástico especializado, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realize o procedimento com toda infraestrutura adequada.

Topics: Autoestima, Ninfoplastia