Cirurgia Plástica e Estética

Quais cuidados devo tomar depois que realizar a Prótese de Mamas?

Publicado por Administrador on 1/ago/2017 20:51:00

protese-de-mama-01.jpg

A realização do implante de Prótese de Mamas é uma das técnicas de cirurgia plástica mais procuradas no Brasil. A busca pelo formato e tamanho ideal dos seios é feita por mulheres de diferentes faixas etárias, perfis físicos e objetivos e, por isso, é preciso ter tanta atenção para não generalizar a realização da técnica. Independentemente da motivação que lhe levou a aderir à Prótese de Mamas, é importante reforçar que parte dos bons resultados observados após a realização da cirurgia dependem intimamente da dedicação da paciente para os cuidados indispensáveis no período pós cirúrgico.

Para ajuda-la a obter o melhor resultado após o posicionamento da sua Prótese de Mamas, preparamos esse artigo com uma lista de cuidados que você deve ter no pós operatório. Confira!

 

Valorize seu tempo de repouso

Não se esqueça que a técnica de implantar Prótese de Mamas é, antes de tudo, um procedimento cirúrgico e, portanto, invasivo. Isso significa que seu organismo precisará de tempo para se recuperar da melhor maneira possível da técnica e, por isso, é importante que você respeite e valorize seu tempo de repouso.

Como cada mulher responde de maneira diferente ao procedimento, não podemos definir um prazo ideal de repouso para todos os casos. Por isso atente-se à orientação do seu cirurgião e obedeça exatamente o tempo estabelecido por ele. Algumas pacientes retornam ao trabalho de escritório em 3 dias, mas para isso precisam estar sem muita dor, não dirigir, nem fazer esforços.

 

protese-de-mama-02.jpg

 

Faça o uso do sutiã indicado por seu médico

Toda mulher que implanta Prótese de Mamas necessita utilizar um sutiã pós cirúrgico, que geralmente é recomendado pelo médico, para ajudar a sustentar a nova estrutura e garantir uma melhor recuperação da região. Não utilize o seu sutiã tradicional, visto que a grande maioria conta com estruturas de arame que podem machucar a região recém operada: por isso adquira aquele que seu médico orientou, pois apesar de haver muitos soutiens pós-cirurgicos, sempre há diferenças entre eles.

 

Não durma sobre as próteses

Evitar dormir de bruços e de lado é um cuidado importante nos primeiros 45 dias após a realização da técnica, visto que o corpo pode exercer uma pressão elevada sobre as próteses recém implantadas, causando sangramento, deslocamento da prótese e rompimento dos pontos.

 

Evite levantar os braços sobre a cabeça

Outro cuidado importante para evitar rompimento dos pontos e deslocamento da Prótese de Mamas é evitar levantar os braços nas primeiras três semanas após a cirurgia, visto que a pressão da nova estrutura pode prejudicar a recuperação na região.

 

CTA_Pequeno.png

 

Não carregue peso no primeiro mês

Não carregar peso nessas primeiras semanas após a cirurgia também são um cuidado essencial, pelo mesmo motivo apresentado acima. O peso nos braços pode deslocar a Prótese de Mamas, forçando um possível rompimento dos pontos e sangramento na região. Esse cuidado também está relacionado com a recomendação de não realizar atividades físicas e evitar frequentar a academia nesse mesmo período.

 

Evite se expor ao sol

A recomendação de evitar o sol nessas primeiras semanas de período pós cirúrgico tem duas motivações:

  • Evitar a elevação da temperatura e possível inchaço da região, prejudicando a recuperação do tecido;
  • Evitar o desenvolvimento de manchas na pele por causa dos hematomas causados durante a cirurgia.

 

A vida sexual só deve ser retomada após duas semanas

A grande maioria dos cirurgiões plásticos também recomenda evitar a prática da relação sexual pelo menos nas duas primeiras semanas após a cirurgia, para não prejudicar a recuperação da região. Algumas mulheres também observam uma discreta perda de sensibilidade nos seios nesse período, mas que é recuperada em um prazo máximo de seis meses. Mesmo depois de 14 dias, a relação sexual não pode ter pressão nas mamas e a posição deverá ser de barriga para cima, com cuidado e delicadeza.

 

protese-de-mama.jpg

 

Cuidados gerais

Por mais que o implante de silicone seja seguro, é preciso tomar alguns cuidados em casa, nos primeiros dias após a recuperação. Durma com a barriga para cima e com os braços ao longo do corpo. Existem também almofadas grandes no formato de triângulo que podem ser colocadas nas costas para trazer mais conforto.

Por conta da cicatrização, as atividades físicas também precisam ser restringidas, assim como o movimento de erguer os braços. O tempo varia de acordo com a técnica empregada pelo médico. Por exemplo, alguns utilizam cola na cicatriz ao invés de pontos cirúrgicos e isso facilita a fechada da ferida e higienização já no dia seguinte da cirurgia. De modo geral, evite levantar os braços acima da altura dos ombros por pelo menos 21 dias. Caminhadas leves sem causar muito esforço podem ser feitas usualmente após sete dias. A maioria dos médicos permite a volta aos exercícios monitorados ao redor de 30 dias.


Mesmo com todos esses cuidados, se você observar o rompimento de pontos ou qualquer outro desconforto no período pós cirúrgico do implante de Prótese de Mamas, não hesite em ligar para seu médico imediatamente para solucionar a questão. Apesar de raras, essas consequências podem ser observadas em algumas mulheres com resposta corporal mais sensível, mas não devem gerar preocupação. Você vai fazer um implante de Prótese de Mamas? Essas dicas foram úteis para você? Tire outras dúvidas sobre o tema conosco!

Topics: Prótese de Mama, Silicone, Cuidados