Cirurgia Plástica e Estética

Quais os riscos de ter prótese de mama?

Publicado por Bethânia Lima on 29/jun/2015 15:14:55

protese-mamas

A cirurgia plástica de prótese de mama, ou mamoplastia de aumento, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por pacientes em todo o mundo, sendo a segunda mais realizada no Brasil.

Devido a essa grande procura pela cirurgia plástica, é comum que existam diversas dúvidas em relação ao procedimento, principalmente quando se trata dos riscos que ele oferece. Uma das dúvidas mais comuns entre as pacientes é: ‘quais os riscos de ter prótese de mama? ’

Existem riscos ao realizar uma cirurgia de prótese de mama?

Sim, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico também pode oferecer riscos. Na verdade, os números de complicações com esse tipo de cirurgia plástica são muito baixos e podem ser evitados quando a cirurgia é realizada por um profissional especializado. Não é mais arriscado que uma cesárea, por exemplo.

Qualquer tipo de cirurgia plástica deve ser realizada em ambiente hospitalar, com suporte técnico e com especialistas para evitar que qualquer tipo de intercorrência possa ocorrer no momento da cirurgia. Escolhendo um profissional especializado e realizando a cirurgia em um local devidamente equipado, os riscos são minimizados, no entanto eles não devem ser ignorados.

Dentre os possíveis riscos está o choque anafilático, que é quando ocorre uma reação alérgica a algum tipo de medicação ou substância. Por esse motivo é fundamental realizar a cirurgia em um local adequado e com médicos confiáveis. Vale lembrar que a prótese de mama é geralmente realizada com anestesia local e este risco também existe ao se tomar anestesia no dentista.

Existem outros riscos que assustam e geram dúvidas entre as pacientes, como o rompimento das próteses. Os casos de rompimentos são muito raros, e normalmente ocorrem em casos de fortes impactos ou prótese antigas. Caso isso aconteça, as próteses atuais utilizadas pelos médicos especializados são compostas por um material que não se espalha pelo organismo, não oferecendo riscos à saúde até ser retirado.

 

Tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia antes de realizá-la

Assim como em qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico os riscos dessa cirurgia também existem, por esse motivo é fundamental que o paciente realize todos os exames pré-operatórios solicitados pelo médico e também siga todas as recomendações do pós-operatório, para que a recuperação ocorra de forma tranquila e os resultados sejam satisfatórios.

Vale ressaltar que a prótese de silicone deve ser aprovada pela Anvisa e possuir o selo de qualidade do INMETRO. O material da prótese deve ser o silicone medicinal, que é totalmente diferente do silicone industrial.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cirurgia, acesse os artigos do Dr. André Colaneri. 

 

 Custos de uma cirurgia plástica

Topics: Cirurgias corporais