Cirurgia Plástica e Estética

Quando posso realizar a Abdominoplastia?

Publicado por Bethânia Lima on 14/abr/2016 14:37:39

barriga_sarada.jpg

 

Você provavelmente já ouviu falar em Abdominoplastia ou cirurgia de abdome. Essa técnica, tão procurada por boa parte dos homens e mulheres em todo o mundo, é realizada para ajudar a remover o excesso de gordura e pele na região abdominal e devolver a essa parte do corpo o visual desejado, com musculatura e pele firmes.

Apesar da cirurgia de abdome ser uma técnica extremamente importante para a recuperação do aspecto físico dessa parte do corpo, ela não pode ser um procedimento indicado para qualquer tipo de pessoa. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, confira esse artigo que preparamos e que lhe ajuda a compreender quando poderá realizar a cirurgia de abdome sem se preocupar!

Quais tipos de paciente não são indicados para a realização de Abdominoplastia?

A Abdominoplastia, ou Cirurgia de Abdome, é uma técnica cirúrgica que jamais deve ser vista como um tratamento para o sobrepeso e obesidade. Todo e qualquer paciente que opta por realizar esse procedimento precisa, antes de tudo, apresentar uma saúde de boa qualidade, para que seja aprovada para passar por uma cirurgia. Como pacientes com obesidade e excesso de peso frequentemente apresentam alterações metabólicas e clínicas que afetam a qualidade da sua saúde (pressão elevada, glicemia sanguínea alta etc), eles não são os principais candidatos para realizar essa técnica.

Qualquer pessoa com excesso de peso, ou com quadros diagnosticados de obesidade, precisa, antes de qualquer coisa, passar por um processo de emagrecimento saudável - preferencialmente com o acompanhamento de um profissional da área da saúde - para depois se candidatar à realização da técnica.

 

Abdominoplastia.jpg

 

 

Pacientes com doenças crônicas podem reazliar uma Abdominoplsatia? Pessoas com Diabetes, Câncer, Hipertensão, imunodeficiência e gestantes, não são candidatos à realizar esse tipo de cirurgia, por também estarem expostos a possíveis riscos durante o procedimento.

Os principais candidatos à cirurgia de abdome são as mulheres que passaram por múltiplas gestações e tem perda do fortalecimento da musculatura na região, indivíduos que perderam um volume grande de peso e apresentam flacidez na região abdominal ou pessoas que tem acúmulo de gordura nessa parte do corpo, porém se apresenta de maneira saudável no período pré cirúrgico.

Por que essas restrições existem?

Qualquer tipo de procedimento cirúrgico, por menor que ele possa parecer, é uma técnica invasiva e que expõe o organismo do paciente à situações de estresse, que ele precisa ser capaz de controlar. Pacientes com a saúde enfraquecida, por qualquer um dos motivos que apresentamos no item anterior, podem apresentar complicações graves de saúde quando optam por passar por uma técnica cirúrgica.

Por esse motivo, e por se preocupar com a saúde de seus pacientes, os cirurgiões optam por orientar esses indivíduos a não realizar a Abdominoplastia, até que consigam resolver as outras questões que alteram, de maneira significativa, a sua saúde.

 

Quais exames preciso fazer para saber se estou apta a realizar essa cirurgia?

Se você não apresenta, inicialmente, nenhuma das características apresentadas acima para indivíduos que não devem realizar a cirurgia de abdome, será preciso, portanto, ser aprovado na bateria de exames que seu médico irá solicitar, para verificar se está com a saúde em dia para a realização do procedimento.

Além dos tradicionais exames de sangue e avaliações físicas (que ele mesmo poderá fazer), o médico vai fazer a solicitação dos exames de risco cirúrgico, para saber se você tem condições de se recuperar de maneira desejada após a realização da técnica.


Você tem vontade de realizar a cirurgia de abdome? Conseguiu tirar algumas de suas dúvidas sobre a possibilidade ou não de se candidatar a essa técnica? Compartilhe conosco suas opiniões!



Topics: Blog, Dicas, Abdominoplastia