Cirurgia Plástica e Estética

Seu rosto e sua autoestima em harmonia com a Rinoplastia

Publicado por Thuane Kuchta on 22/dez/2017 13:52:00

Existem várias técnicas de maquiagem e contornos que ajudam na hora de disfarçar alguma imperfeição no nariz, o que faz com que muitas se tornem reféns desses truques. Acontece que a única forma de ter um nariz harmonioso para toda a vida, é realizando uma Rinoplastia.  

A Rinoplastia é uma das cirurgias mais tradicionais no âmbito da cirurgia plástica. É aquela que mais chama a atenção pelos resultados e é uma das que mais evoluíram nos últimos anos, permitindo atualmente resultados não só puramente estéticos, como também funcionais.

Rinoplastia e a importância da Harmonia Facial

harmonia-facial-rinoplastia.jpg

A Rinoplastia dos tempos atuais, busca resultados mais naturais e funcionais, ao contrário da cirurgia comum há tempos atrás, onde criava-se um nariz pequeno e arrebitado que nem sempre se equilibrava com os demais traços do indivíduo, o famoso – nariz de plástica.

Hoje, o paciente e médico cirurgião observam juntos o equilíbrio estético de acordo com as proporções do rosto para definir a prioridade na cirurgia para que a face fique o mais natural possível.

Abaixo, separamos algumas perguntas com as quais você pode se identificar.

Poderei escolher qualquer forma para o meu nariz?

Não. O resultado da rinoplastia depende da forma que ficará mais harmônica à face e também da genética do paciente. É possível melhorar, mas não modificar completamente a estrutura. Por exemplo: pacientes de pele grossa sempre terão pele grossa, o que compromete um resultado mais delicado e um grande afinamento da ponta do nariz.

O resultado é imediato?

Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Após a cirurgia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias. É comum ocorrer na face certa equimose (roxidão), que geralmente regride em até 21 dias.

E apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer somente depois do 6º mês. O resultado final pode dermorar até um ano, porém a mudança é perceptível logo depois da cirurgia e com dois meses da cirurgia o nariz está sem aspecto de operado.

O resultado conquistado será definitivo?

O resultado de uma Rinoplastia é praticamente definitivo, mas o envelhecimento continua normalmente. Apenas deve-se ressaltar que após a 5a década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas devido à transformação da qualidade da pele que o reveste e da queda da ponta nasal.

A Rinoplastia deixa cicatrizes aparentes?

Praticamente não existem cicatrizes muito aparentes na rinoplastia. Isto porque as incisões (cortes) são feitas dentro do nariz e em locais que deixam as cicatrizes pouco perceptíveis, apesar de existirem.

Quanto tempo de internação?

Geralmente 24 horas, no caso de anestesia geral. No caso de local com sedação, 6  horas.

Meu nariz sangrará muito nos primeiros dias?

Não é comum sangramento intenso depois da cirurgia, porém uma secreção clara tinta de sangue ocorre em torno de una 5 dias. É importante lavar a parte interna do nariz com soro fisiológico, para que a secreção não seque e forme crostas internas, o que prejudica a respiração por obstrução.

Quais os riscos da cirurgia?

São raras as complicações, mas podem ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

Sentirei muita dor no pós operatório?

Normalmente o pós-operatório é sem dor. Mas quando ela aparece costuma ser solucionada com uso de analgésicos habituais.

Como ficará minha respiração após a cirurgia?

A Rinoplastia também visa melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas estão alteradas, podendo ser vista como cirurgia estética e também funcional.

O resultado da minha Rinoplastia será recompensador?

rinoplastia-1.jpg

Toda cirurgia plástica visa trazer melhorias na nossa imagem corporal e principalmente na nossa autoimagem. Dentre as cirurgias estéticas, a do nariz é uma das que mais proporcionam harmonização. Neste artigo separamos mais alguns motivos que levam cada vez mais pessoas a buscarem a Rinoplastia para uma melhor qualidade de vida. 

Que tipos de cuidados pós-operatórios eu terei que ter?

Dentre algumas recomendações podemos citar:

- Exercícios sem contato físico são indicados somente após um mês da cirurgia. Exercícios com contato físico depois de no mínimo 2 meses;

- Importante evitar calor como o do Sol, banhos e ambientes muito quentes, pois o calor leva ao aumento do inchaço e do sangramento;

- É recomendado o uso rigoroso de protetor solar, para minimizar o risco de aparecimento de manchas;

- Evitar alimentos quentes, o calor poderá levar a sangramentos.

- Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário;

- Não usar óculos até que seja autorizado;

Lembrando que a fase Pós operatória é de extrema importância e as prescrições médicas deverão ser seguidas à risca.

Como achar um cirurgião plástico de confiança?

O objetivo principal de todo tipo de cirurgia plástica é o contorno harmônico e a aparência natural. Por isso a Rinoplastia deve ser realizada com um médico altamente qualificado para realizá-la.

Os riscos relacionados ao resultado são grandes e envolvem não somente a aparência física, mas a autoestima, o bem-estar e também a imagem da pessoa como um todo. Por isso deve-se atentar para a escolha do cirurgião.

Outra dica importante é buscar os resultados das cirurgias já realizadas por esse cirurgião e, se possível conversar com seus pacientes, buscar informações sobre a satisfação destas pessoas.

É importante também, buscar um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verificar o registro do mesmo junto a Instituição. Isso não somente fornece maior segurança ao paciente, mas também mostra o compromisso do cirurgião pela profissão.

Topics: Rinoplastia, Autoestima