Cirurgia Plástica e Estética

Verão e o aumento da busca pela Prótese de mama

Publicado por Bianca Luzetti on 15/dez/2017 11:32:00

A prótese de mama é um dos procedimentos mais realizados dentro da cirurgia plástica, mas sua busca chega a ser ainda maior no verão, onde os corpos ficam mais expostos e a insegurança também.

O procedimento é rápido, tem resultados excelentes, baixo índice de complicações e traz bastante satisfação ao paciente. Mas será que é possível realizá-lo em uma clima quente ou isso prejudicará a recuperação do paciente de alguma forma? Para tirar essa e outras dúvidas separamos algumas perguntas com as quais você pode se identificar. Acompanhe.

Não estou satisfeita com meus seios. O que fazer?

protese-de-mama-verao.jpg

Também chamada de mamoplastia de aumento e popularmente conhecida como silicone, se trata de um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar o volume dos seios e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria para eles, de modo a valorizar ainda mais a feminilidade da mulher.

Normalmente é realizada com anestesia local ou sedação, mas em alguns casos utiliza-se anestesia geral ou peridural. Dura em média uma hora e a paciente recebe alta no mesmo dia.

Sofro com mamas flácidas. Esse é o melhor procedimento pra mim?

A flacidez da mama ocorre quando há uma desarmonia entre o conteúdo e o envoltório desta, ou seja, a pele. Enquanto a mama tiver um conteúdo capaz de preencher totalmente essa pele, deixando-a esticada, a mama ficará “em pé”, bonita e acima do sulco mamário (dobra abaixo da mama).

No entanto, não é sempre que o implante de seios corrigirá esse problema. Primeiro, o tamanho da prótese deve ser esteticamente aceitável, para não ficar artificial. Logo, a flacidez de pele deve ser pequena, para que uma prótese de tamanho adequado a estique e ainda fique bonito. Geralmente isso ocorre nos casos de pseudo ptose, ou seja, uma flacidez leve em que a aréola ainda está acima do sulco mamário. Este caso é mais comum em mulheres magras com mamas pequenas. Para este caso, a resposta da pergunta é: “Sim, a prótese de mama corrige a flacidez”.

E para outros casos?

Para aquelas que sofrem com este problema, a melhor solução talvez seja reduzir a envoltório e adequá-lo ao conteúdo. Isso é geralmente feito quando o volume da mama é grande ou moderado e não se pretende aumentar, podendo até reduzir.

A cirurgia indicada neste caso é a mamoplastia redutora (em casos de redução do volume) ou lifting das mamas (mastopexia, quando se pretende levantar sem modificar o tamanho). A cirurgia consiste em retirar o excesso de pele e reduzir a glândula.

Outra solução quando a paciente quer aumentar as mamas, mas tem uma flacidez que não seria compensada com a prótese de volume adequado, e precisará ainda retirar a pele, seria a junção dos dois métodos, onde seria reduzido o envoltório e ao mesmo tempo se aumentaria os seios.

Posso realizar a cirurgia agora no verão?

Sim. Dentre as vantagens de realizar sua cirurgia nesta época do ano podemos citar:

- Uma agenda mais livre, já que muitos ainda preferem agendar a cirurgia no inverno, o que acaba lotando os consultórios e não disponibilizando uma agenda flexível;

- Facilidade em ter uma alimentação balanceada, pois o verão pede alimentos mais leves e refrescantes. Então haverá muito mais facilidade em se manter saudável, consumindo frutas, legumes, saladas e sucos saudáveis, por exemplo. Certamente isso favorecerá seu pós-operatório;

- No final do ano você pode contar com um dinheirinho a mais, e nada melhor do que investi-lo em si mesmo;

- Após a recuperação, terá o verão – considerado a melhor época do ano- para desfrutar da mudança do seu corpo. Isso porque a cirurgia para aumento dos seios trata-se de um procedimento ambulatorial, com alta hospitalar no mesmo dia. As primeiras duas semanas de pós-operatório são mais restritas, onde deve-se evitar a elevação dos braços acima dos ombros e qualquer atividade física, mas após este período, atividades leves já estão liberadas. No entanto, vale lembrar que a exposição ao sol é permitida apenas após 30 dias.

Mas o que gostaria de ressaltar aqui é que seja no inverno ou no verão, é preciso seguir à risca todas as recomendações médicas sem querer apressar as coisas. Por isso a palavra certa é planejamento. É preciso reservar um tempo para cirurgia e também para o pós operatório completo. Assim, no final do processo você poderá exibir um corpo esteticamente bonito e saudável.  

Onde ficará a minha cicatriz?

Há três tipos de incisões para a colocação da prótese:

  • A submamária, fica escondida no sulco mamário (dobra abaixo da mama);
  • A periareolar fica ao redor da aréola (no ápice da mama);
  • A axilar, fica escondida na axila.

Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser feita em uma conversa franca entre o médico e a paciente.

Existem tipos e formatos diferentes de próteses?

 

Sim, existem vários tipos e formatos de prótese (redonda ou anatômica, perfil alto, baixo ou moderado, etc). Logo, cada paciente terá uma indicação diferente da outra, afinal, nem sempre a prótese da amiga é a melhor para você.

Cada paciente possui um tipo de mama, um histórico e amamentação ou não, um tipo de pele e uma vontade e expectativa de forma e volume diferente.

A minha prótese pode estourar?

Para romper a prótese seria necessário um trauma tão grande que o risco de vida seria maior do que o de romper a prótese (acidente automobilístico). Isso se deve à elasticidade e complacência do silicone, que tende a se deformar e absorver o impacto em vez de se romper.

Porém, com o tempo a prótese vai se tornando mais frágil. É por esta razão que é recomendável a troca a cada dez anos. A cirurgia de troca costuma ser ainda mais rápida e simples do que a de colocação. Pode-se usar a mesma incisão da primeira cirurgia, evitando novas cicatrizes.

Esse processo irá aumentar minha autoestima?

protese-de-mama-no-verao.jpg

É incrível como pequenas modificações podem trazer tamanha mudança no âmbito psicológico. Aquela jovem introvertida, complexada, vira uma mulher mais segura e sociável depois da mamoplastia de aumento.

Mas logicamente, nem tudo são flores. Há casos em que se busca na cirurgia plástica coisas inalcançáveis. Pacientes que pretendem fazer cirurgias para segurar um casamento que não anda bem, ou manter um emprego, ou que têm uma autoimagem distorcida, vendo em si intermináveis defeitos. Estes pacientes, por melhor e mais perfeita que fique a cirurgia, nunca ficarão satisfeitos e não terão nenhuma melhora da autoestima, pois na verdade, o motivo da cirurgia não veio de dentro, mas de problemas exteriores. Estes, o cirurgião deve evitar operar, enquanto psicologicamente estiverem instáveis.

Agende uma consulta, quero te conhecer!

É por esta razão que a consulta deve ser minuciosa, todos os detalhes esclarecidos em uma conversa franca e sincera entre cirurgião e paciente. Sendo assim, podemos dizer que na imensa maioria dos casos, o resultado é compensador, física e psicologicamente, com grande ganho na autoestima e na qualidade de vida. Por isso, se você pensa em realizar uma cirurgia como esta, entre em contato. Ficarei feliz em lhe ajudar!

Topics: Prótese de Mama